Loading

Alta Floresta

Alta Floresta

História

No início da década de 1970, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização.

Abrir caminhos no meio da floresta tropical foi uma árdua missão, porém, em um processo arrojado e com a força e determinação de famílias vindas em sua maioria do sul do País, no dia 19 de maio de 1976 fundou-se a município de Alta Floresta com o propósito de ter uma economia baseada na agricultura. A emancipação político-administrativa se deu em 18 de dezembro de 1979. O nome "Alta Floresta" foi escolhido por um concurso realizado por uma emissora de rádio da capital, "A Voz do Oeste" e jornais cuiabanos, organizada pelo coronel José Meirelles, para a escolha do nome de uma “futura cidade”. A então professora Nelza Luci Asvolinsque Faria foi a ganhadora do concurso, que recebeu um prêmio simbólico em dinheiro, além de uma entrevista na rádio.

No entanto, com a febre do ouro, nos anos 80, a economia do município volta-se para a atividade garimpeira (Nesse período Alta Floresta chegou a ter mais de 140.000 (cem mil) habitantes, não muito tempo depois veio a sofrer um grande revés com a posterior queda do valor do metal - tal como ocorreu com muitos outros novos municípios dessa região amazônica.

Geografia

O município de Alta Floresta possui uma área de 8 947,07 km² e está localizado no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km da capital do estado, Cuiabá. Fica a 283 metros de altitude.

Contava, em 2010, com uma população de 49 164 habitantes, segundo o Censo 2010, e estimada em 51 959[5] em 2020, conforme dados do IBGE. Dados da administração do município de Alta Floresta aponta uma população estimada em cerca de 80.000 habitantes em 2022 devido ao crescente desenvolvimento do município, havendo uma disparidade nos dados populacionais em relação aos dados do IBGE.

O relevo do município pode ser dividido em unidades geomorfológicas; depressão, interplanáltica da Amazônia Meridional, planaltos dos Apiacás-Sucunrudi, planalto Dissecado da Amazônia e planaltos Residuais do Norte de Mato Grosso.

O quadro florístico no município de Alta Floresta, fundamentalmente, é constituído por Floresta ombrófila aberta e densa, Floresta estacional e Cerrado.

Clima

Clima tropical chuvoso, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. Temperaturas entre 20° a 38 °C, tendo em média 26 °C. As temperaturas podem beirar os 40 °C nos dias mais quentes em alguns pontos do município. Nos meses chuvosos, sua pluviosidade pode atingir médias muito elevadas, algumas vezes superiores a 2.750mm.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima já registrada em Alta Floresta foi de 37,8 °C, observada dias 7 de setembro de 2010 e 19 de setembro de 2011. O maior acumulado de chuva registrado na cidade em 24 horas foi de 182,0 mm, em 10 de janeiro de 1980.[8]

Solo

O solo predominante é o grupo de podzólico (amarelo e vermelho-amarelo), e em pequenos percentuais, Latossolos e Hidromórficos. De modo geral são solos de baixa fertilidade de macro e micro nutrientes, com baixo teor de fósforo e médio teores de potássio, cálcio magnésio e matéria orgânica. Assim os solos necessitam de fertilização, para incrementar a produtividade agropecuária.

Infraestrutura

Na área de Saúde possui 1 Hospital Regional, 4 Hospitais particulares, Clínicas particulares, vários postos de saúde, uma Policlínica e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na área de segurança pública, conta com um comando de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Atualmente o município conta com dois voos diários da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras para Cuiabá e para outras regiões do país.

Possui também 3 frigoríficos, sendo eles: JBS S/A, Frigorífico Alvorada e Frigorífico Bonanza, ambos os dois últimos do mesmo grupo.

Educação

O município de Alta Floresta possui um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O mesmo foi criado no ano de 1992 e atualmente oferece os cursos de graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Agronomia, Bacharelado em Engenharia Florestal e Bacharelado em Direito, também oferta turma única de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (turma fora de sede Campus de Alto Araguaia). O Campus de Alta Floresta também oferece dois mestrados, Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos e Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, este Multi Campi tendo suas aulas em Alta Floresta, Cáceres e Tangará da Serra.

O município vive a expectativa de implantação de um campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O terreno para a construção do mesmo já foi doado, as aulas devem iniciar-se em local alugado pela prefeitura. O Ministério da Educação vistoria área para construção do e as obras devem iniciar em breve.

A cidade também possui uma instituição privada, a Faculdade de Alta Floresta (FAF), Faculdade de Direito de Alta Floresta-FADAF que oferece os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Letras/Espanhol e Turismo, além de um curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

No município existem polos de educação à distância da UNOPAR, UNIGRAN e UNIP. No município também existe uma unidade da Escola Técnica Estadual da SECITEC que oferta diversos cursos de nível técnico e de aperfeiçoamento.

Possui atualmente 16 Escolas Estaduais, 5 Escolas Municipais além de escolas particulares de educação infantil e ensino básico.

 

Fonte:
wikipedia